sexta-feira, 30 de outubro de 2009

FAMÍLIA MELLO VERÇOSA AGRADEÇE A TODOS PELAS HOMENAGENS


Ainda no dia 06 de Outubro de 2009 na Câmara Municipal de Vereadores de Vitória de Santo Antão recebi das maõs de VALÉRIA HIRSCHLE tri-neta de MELLO VERÇOSA uma carta de agradecimento. A mesma é filha de GELDA HIRSCHLE bis-neta de MELLO VERÇOSA. GELDA é quem assina a carta que tem o seguintes trechos: Os Descendentes da família MELLO VERÇOSA se sentem honrados em receber essa homenagem hoje prestada na Câmara Municipal de Vitória de Santo Antão, pela instituição Escola Weigélia Galvão, pela lembrança do professor JOHNNY RETAMERO DE LEMOS e pelo povo vitoriense, que relembra os oitenta anos da partida de um homem que marcou história da cidade de Vitória de Santo Antão.

Na sua última viagem, assim foi noticiado no JORNAL O LIDADOR, jornal vitoriense , datado de 13 de abril de 1929:

" O Cel. Verçosa cheviava desde o advento do governo do Sr. Dr. Estácio Coimbra a política dominante deste munícipio, missão que vinha desempenhano a contento, no tocante à liberdade e tolerância, inegáveis padrões de orgulho de sua gestão política.

Em nenhum Munícipio do Estado se respira na epocha actual tão livremente como em nossa terra, onde quasi não se distingue o político dominate do adversário.

A Victória, quando muito não deva materialmente ao político prestimoso que acaba de desaparecer, deve-lhe um incomparavel e inesquecível benefício e a paz e a traquilidade de sua gente, que nada teme e se confunde numa única e solidária família a prantear a irreparável perda que acaba de soffrer".

Em seguida o mesmo jornal, cuja independência política e isenção nos seus julgamentos era notória, diz se render a memória do Ilustre morto, o culto expressivo de veneração e saudade.

Ainda nessa edição o jornal relata o seu prestígio perante às camadas mais populares do municipio que o cercaram e apoiaram, com consideração e respeito. Um homem que perante seus concidadãos enfrentava de forma serena as dificuldades e contingências da vida tanto no campo pessoal como no político ao qual se dedicou por mais de 50 anos, sem abdicar da firmeza de sua vontade e caráter.

No campo familiar, foi não somente avô exemplar, ,as pai e mãe da minha mãe MARIA DA PENHA DE MELLO VERÇOSA CARNEIRO DE CAMPOS, e suas irmãs MARIA DE LOURDES e MARIA ANTONIETA, que por ele foram criadas,proporcionando-as exemplos de serenidade, honestidade e firmeza de caráter, sem esquecer de ser atencioso e carinhoso.


Comerciante destacado na cidade, desfrutava de atenções da área comercial de RECIFE, tornando-se seu nome um sinônimo de comércio para o Munícipio.


É esse homem que hoje recebe homenagem de seus conterrâneos e nos deixa tão orgulhosos como seus descendentes; um homem que não elevava a voz mas se fazia respeitar, idôneo, prestimoso, atento ao seu tempo e seus conterrâneos, de firmeza de caráter indiscutível, franco e verdadeiro. Um homem à frente de sua época, de seu tempo, um exemplo atemporal para nação e família brasileira!


A todos nossa gratidão e carinho pela homenagem.


Recife, 06 de setembro de 2009.


GELDA CARNEIRO DE CAMPOS HIRSCHLE E FAMÍLIA.
a foto acima da esquerda para a direita: Jeová Félix ( tataraneto), Hirlbert Hirscher ( marido de Gelda e pai de Valéria e Patrícia), Valéria Hirscher, o professor Johnny Retamero e Patricia Hirscher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário