sábado, 24 de outubro de 2009


Em pesquisa na internet mais uma importante descoberta. O POPULAR ( órgão politico, literário e noticioso ), semanário de propriedade "de uma associação", começou a circular em 04 de janeiro de 1908, em formato 37x25, com 4 páginas de 3 colunas, obedecendo à seguinte tabela de assinaturas, para o interior: ano 10$000; semestre-5$000; trimestre - 3$000; número do dia 0$300; atrasado-0$500. Anúncios, por linha-0$140; nos editoriais-0$200; ao assinante-grátis até vinte linhas, e as excedentes a 0$100.

O artigo de apresentação fez elogio da politica do Conselheiro ROSA E SILVA e dos seus delegados no munícipio: ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA ( PREFEITO ) E HENRIQUE LINS CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE.

Findou esclarecendo que os seus redatores eram moços "modestos, criteriosos e simples".

Impresso na tipografa de J. Agostinho Bezerra, na rua do IMPERADOR, 31/33, no Recife, logo o 2 número começou a ser confeccionado em oficinas próprias, localizadas, com redação e escritório, à rua PEDRO LINS( RUY BARBOSA )44, depois transferida para o prédio n 02 da travessa do mesmo nome( ATUAL MATEUS RICARDO ).

A partir do n 04 constou do cabeçalho: propriedade de ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA. No expediente:" redatores-diversos" eram Joaquim de Oliveira Melo e Inácio Pereira de Brito, Diretor Gerente-Austriclinio Paes Barreto. Cabia a HENRIQUE LINS, de modo politico Implicito, a direção politica.

1927 OVÍDIO VERÇOSA FILHO assumia a propriedade do jornal e entre os editores estava MARTA DE HOLANDA uma das editoras do jornal. fotos ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA E MARTHA DE HOLLANDA. Fonte: www.dominiopublico.gov.br e www.fundaj.gov.br

Um comentário:

  1. Esse projeto foi muito bom inclusive abriu história de uns dos principais mestre que feez um municipio de Vitória crescer Antônio de Melo Verçosa.
    Também participando desse grande evento e homenagen muitas cidades. Inclusive a que moro Glória do Goitá. Eu acho isso ótimo por que insentiva muitos alunos a saber de histórias de fundadores e criadores de uns de seus maiores dominíos e onde frequentão sempre professor espero que próximo ano vc tenha mais um evento agora sobre a história da cidade de Glória do Goitá.
    Agradeçimentos a voçes que vêr meu comentário e que postem o seu também: Anderson Efigênio Barbosa da Silva(Andinho)
    Glória do Goitá-PE
    Quinta-Feira 29/10/09
    Hora que foi postado: Ás 17:27
    5:27 Da Tarde Obrigado.

    ResponderExcluir