sábado, 18 de setembro de 2010

TERÇA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2010

Alunos de Feira Nova homenageiam Marilene Chaves

Os alunos da Escola Estadual Pontes de Miranda com o professor Johnny Retamero de Lemos, que teve a iniciativa de criar o “Projeto Aula de Campo Interdisciplinar” (Ilustrando a vida e as Obras de Marilene Chaves de Santana), realizaram uma homenagem a uma grande personalidade do Município de Feira Nova.


O professor Johnny incentiva seus alunos a aprofundar conhecimentos sobre personagens ilustres que marcaram época em seu tempo.

Após algumas reuniões os alunos juntamente com os professores (JOHNNY E FÁTIMA) resolveram fazer uma homenagem a Marilene Chaves, cidadã ilustre de Feira Nova falecida há poucos meses.

Segundo pesquisa realizada pelos alunos do 1º e 3º Normal Médio, Marilene foi uma mulher batalhadora desde a sua infância, formou-se professora chegando a lecionar no Pontes de Miranda, em seguida entrou para a vida pública onde exerceu cargo de Vereadora, Secretária de Educação, e sendo a primeira mulher a se eleger prefeita do Município de Feira Nova.

Para apresentar o seu trabalho de pesquisa à sociedade de Feira Nova os alunos juntamente com os professores organizaram uma série de homenagens que foi iniciada por uma missa realizada na Igreja Matriz de São José (no dia 21 de agosto) do município que foi assistida pelo chefe do Executivo local o Sr. Nicodemos e a 1ª dama. Os alunos da Escola Estadual Pontes de Miranda (no total 11 turmas) e o presidente da Câmara de Vereadores Márcio Antonio Sidrônio de Santana, marido de Marilene Chaves.

Em seguida foi feito uma Sessão especial na Câmara de Vereadores (30 de agosto) onde os alunos apresentaram o trabalho de pesquisa feito sobre a carreira política e profissional da homenageada.

Após a apresentação das crianças flautistas do
projeto PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) sob o comando do Maestro Damião, Márcio Sidrônio, o presidente da Casa Legislativa declarou aberta a Sessão onde foi solicitado um voto de aplauso para os alunos do Colégio Pontes de Miranda pelo desenvolvimento do trabalho.

Dando sequência ao evento o presidente da Casa franqueou a palavra para os vereadores e convidados dessem seus testemunhos a respeito de Marilene.
Sendo o primeiro a fazer uso da palavra o vereador Jose Valter Manoel da Cruz, vice presidente da Casa legislativa, relembrou fatos importantes da carreira de Marilene ressaltando sua garra e coragem no enfrentamento de sua enfermidade e lembrou-se das palavras do governador no dia de seu sepultamento quando disse.

“Nós não estamos sepultando Marilene e sim plantando, pois ela é uma boa semente e boas sementes se perpetuam”.

Em seguida o parlamentar João Araújo iniciou seu relato ressaltando a vocação de Marilene para o ensino, ressaltando suas qualidades quando professor e sua competência enquanto Secretária de Educação.
“Marilene foi um exemplo de coragem e perseverança, qualidades típicas da mulher nordestina”, pontuou João.

Segundo o parlamentar Joel Candido Gonzaga, Marilene foi uma pessoa digna de muito respeito, pois suas ações sempre foram voltadas para o bem estar da população.

Joel Candido se lembrou da época de adolescente quando todos estudavam no mesmo colégio lembrando que foi lá que ela conheceu um seu amigo Márcio que posteriormente tornou-se sua esposa.

“Quando entramos na vida pública fomos para palanques opostos, mas a amizade e o respeito de nossas famílias não acabaram, pois isso é mais importante do que qualquer carreira política”, ressaltou o parlamentar.

Usando da palavra o Secretário de Educação do município Dajailson Santos se lembrou dos sonhos profissionais e políticos que Marilena almejava para Feira Nova querendo uma educação de referência para a classe estudantil.
“Sou Secretário de Educação porque fui indicado e preparado por ela que foi minha professora e tenho orgulho de dizer isso aonde eu chegar”, ressaltou emocionado.

Finalizando, o Secretário pontuou alguns benefícios implantados por ela quando prefeita ressaltando o Plano de Cargos e Carreira como um deles, finalizando dizendo que Marilene tinha o dom de atrair multidões e anunciou que a unidade de ensino que será construída em Feira Nova terá o seu nome em uma justa homenagem.

Convidado pelo Presidente da Casa Legislativa para proferiralgumas palavras, o professor Johnny Retamero salientou que ao idealizar esse projeto teve a intenção de fazer com que os alunos saíssem da sala de aula e expandisse seus horizontes.

“Quando pedimos para que os alunos chamem seus pais para o ato religioso ou assistir a reunião na Câmara nossa intenção é mostrar para eles a importância da família e da religião, pois a educação sem uma base familiar e espiritual é como uma casa sem alicerce”, declarou o professor.

Finalizando as alunas: MARIA PALOMA E ANA PATRICIA, apresentaram uma biografia sobre Marilene Chaves onde todos ficaram emocionados com a qualidade da pesquisa e do carinho das palavras com que a mesma foi retratada.

Encerrando a Sessão, Marcio Sidrônio agradeceu a homenagem elogiando a qualidade da matéria apresentada e deu seu testemunho pessoal de esposo, amigo e correligionário de Marilene Chaves.
Márcio ressaltou as qualidades de mãe, dona de casa e profissional competente de sua inesquecível esposa.

Ao se despedir do público presente o parlamentar agradeceu a todos pela visita e solicitou que fosse agendada uma visita dos alunos para assistir uma Sessão Ordinária para que fosse mostrado o funcionamento da Câmara de Vereadores, porque o mesmo considera fundamental que a população conheça os trâmites da Casa legislativa.

ALUNOS DE FEIRA NOVA APRESENTAM TRABALHO EM LIMOEIRO

Devido à repercussão do trabalho dos alunos do Pontes de Miranda, os mesmos foram convidados para apresentar o projeto aos alunos do Normal Médio da Escola Professora Jandira de Andrade Lima (antigo CERU – Limoeiro).

No dia 2 de setembro, os alunos foram recebidos pela direção e pelos professores do referido colégio onde os mesmos fizeram a apresentação e foram aplaudidos de pé. Além da apresentação dos alunos normalistas houve também uma apresentação do grupo de flautistas do PETI, que foi bastante apreciada por todos.
Ao final da apresentação os alunos e professores do Pontes de Miranda foram convidados para voltar a Limoeiro e participar da Jornada Pedagógica daquela instituição.

No dia 03 de setembro, o repórter Moacir da Rádio Feira Nova FM convidou o professor Johnny Retamero e seus alunos para uma entrevista, onde o projeto aula de campo interdisciplinar foi debatido com os ouvintes da referenciada rádio.

Iniciando a entrevista o apresentador perguntou o mesmo sobre os motivos que o levaram a organizar esse projeto:

“Tudo começou no ano de 2009 com o projeto aula de campo interdisciplinar (visita ao parque zoo-botânico Mello Viçosa) realizado na escola municipal weigélia Galvão (Vitória de Santo Antão), onde por sinal foi um sucesso, foram ao todo 07 escolas de 04 municípios, para trabalhar a interdisciplinaridade e tornar as aulas mais atrativas, para chamar atenção de uma turma problemática”, pontuou o professor.

“Em Feira Nova levei a proposta aos alunos que logo aceitaram e houve por parte deles um grande engajamento, tanto do alunos como das professoras Fátima e Jane que fizeram realmente um grande trabalho”, salientou Johnny.
A respeito da escolha de Marilene chaves de Santana para o projeto de Feira

Nova o professor disse que não foi difícil, pois a cidade vive ainda de luto pela perda dessa importante mulher na história de feira nova e que a escolha foi na verdade uma unanimidade.

aluna Ana patrícia do 1ª normal médio falou das experiências que adquiriu com o projeto.

“O trabalho em grupo com salas diferentes, a interdisciplinaridade e a união de todos foi marcante, também quero ressaltar a presença dos pais nos eventos foi muito importante”, pontuou a estudante.

A aluna também falou sobre os planos para futuros projetos.

“O professor Johnny nos convidou para em outubro irmos para a cidade de Glória do Goitá (Escola Municipal Santa Rita) e em novembro para Vitória de Santo Antão (Escola Municipal Weigélia Galvão).

Finalizando Moacir agradece o professor Johnny e a aluna Ana deixando os microfones abertos para futuros projetos como esses.


Por Orlando Leite,
com Informações do professor Johnny Retamero.





SEGUNDA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2010

Estudantes resgatam a história de Martha de Hollanda
A Escola Weigélia Galvão com o competente professor Johnny Retamero de Lemos que teve a iniciativa de criar o “Projeto Aula de Campo Interdisciplinar”, levando seus alunos a pesquisar e montar uma exposição sobre Antônio de Melo Verçosa, decidiu fazer o “Projeto Aula de Campo Interdisciplinar II” um mergulho no mundo de Martha de Hollanda Teixeira de Albuquerque.

Além de homenagear Martha de Holanda, o professor Johnny incentiva seus alunos das 8ª séries a aprofundar conhecimentos sobre personagens ilustres da sociedade vitoriense que marcaram época em seu tempo.

No dia 9 de junho de 2010 o professor Johnny Retamero levou seus alunos para visitar o Sobrado Nestor de Holanda e a antiga farmácia da família Hollanda, situada na Rua Prefeito João Cleofas de Oliveira próxima a Praça Duque de Caxias.
Recebidos e guiados pela Dra. Diva Hollanda que mostrou com extremo zelo e dedicação detalhes do antigo casarão de sua família que foi construído em 1817 e tombado recentemente pelo governo do Estado através do Conselho Estadual de Cultura que declarou o mesmo como Patrimônio Histórico o monumento vitoriense.

Sob o olhar atento dos alunos, Dra. Diva mostrou fotos de seus antepassados, detalhes da restauração que está deixando o casarão como foi construído originalmente, ressaltando que pisos e janelas foram restaurados conforme planta original.

Visivelmente emocionada Dra. Diva lembrou que há pouco tempo o secular prédio correu o risco de ser descaracterizado, pois a gestão municipal na época queria transformá-lo em uma unidade de saúde.

“Foi um esforço muito grande, trabalhei contra o tempo e contra todos, mas consegui reverter o processo e a documentação necessária para que o prédio fosse tombado, agora pretendo terminar a restauração e dar um destino cultural para o prédio”, declarou Dra. Diva.

Após muitas fotos, perguntas e anotações, os alunos foram até o térreo para conhecer a farmácia e a fachada antiga do edifício onde a anfitriã agradeceu a visita e disse que sempre estará à disposição dos alunos para qualquer tipo de esclarecimentos.

Para dar um maior incentivo aos alunos, o Blog A VOZ DA VITÓRIA abriu um espaço e convidou aos que estão envolvidos com esse projeto para serem correspondentes e assinarem as matérias referentes à Martha de Hollanda. O aluno da 8ª série A, Elivelton Alysson dos Santos Lima, nos enviou algumas informações que foram colhidas no livro História da Vitória de Santo Antão (1983), enriquecido com os relatos da Família Holanda.

Confira adiante alguns dados sobre Martha Hollanda e sua família.

Por Elivelton Alisson.


Martha de Hollanda Teixeira de Albuquerque, nascida na cidade da Vitória de Santo Antão no dia 02 de Março de 1903, foi casada com o poeta e historiador José Teixeira de Albuquerque.

Martha era filha do farmacêutico Nestor de Hollanda Cavalcanti, foi a única mulher a cursar o normal médio, sendo a primeira eleitora a votar em Pernambuco.

A vida intelectual de Martha de Holanda teve inicio em 1928 e sua obra literária era vasta com publicações em revistas, almanaques, magazines, jornais etc.

Alguns fatos que marcaram sua história foi a sua participação na “Cruzada Feminista Brasileira” com sua candidatura a deputada em 1930, mesmo ano do lançamento de seu livro o "Delírio do Nada", publicação de grande sucesso.

É curioso citar que Martha na sua juventude depilava as pernas e axilas e fazia questão de dizer a todos e por isso era alvo de muitas críticas (hoje é tido como ato de higiene). Em seu casamento colocou um menino “nú" para levar as alianças que causou embaraço aos convidados e deixando o padre horrorizado. Martha de Holanda morreu no dia 24 de junho de 1950.

Manoel de Hollanda Cavalcanti, nasceu na cidade da Vitória de Santo Antão no dia 18 de novembro de 1897, filho de Joaquim de Hollanda Cavalcante e Olindina de Holanda Cavalcanti, iniciou seu estudo na antiga Escola Modelo hoje Grupo Cardeal Roncalle, seu primeiro emprego foi de auxiliar na Farmácia Popular de seu tio Nestor de Holanda Cavalcanti e aproveitava o tempo para estudar, tornando-se um notável escritor e professor de Francês do Colégio 3 de Agosto.

Escrevia poesias, crônicas para os jornais locais e exerceu o cargo de Tabelião no 1º Cartório de Registros Civis. Foi prefeito da cidade de Vitória de Santo Antão de 1951 a 1955, sendo o primeiro prefeito a abaixar o próprio salário e dos vereadores, fato que causou grande discussão.

Construiu a Praça Félix Barreto e restaurou a Praça do Iracema, também calçou o trecho que vai do Livramento ao Cemitério, foi sócio e fundador do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão.

Nestor de Hollanda Cavalcanti Neto, nasceu no dia 1 de dezembro de 1921 em Vitória de Santo Antão, seu pai Nestor de Hollanda Cavalcanti Filho, era farmacêutico e sua mãe Maria de Lourdes Galhardo de Holanda Cavalcanti era médica.

Aos 17 anos fez parte de um grupo de jovens que iniciavam na imprensa e nas letras, Nestor publicou o livro de poemas “Fontes Luminosas”, escreveu também a comédia “Sossego, Rua da Revelação”. Foi convocado para o Exército aos 19 anos, onde ganhou o apelido de Sargento Iolanda (porque os recrutas confundiam seu nome Hollanda com Iolanda), apelido que o acompanhou para sempre. Escritor, compositor, poeta, cronista, assim foi Nestor de Hollanda Cavalcanti Neto.





QUINTA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2010

Caminhada marca Semana do pau-brasil em Glória do Goitá

Encerrando as comemorações alusivas a Semana do Pau-Brasil os alunos das escolas Santa Rita, Santos Paes e Djalma Paes do município de Glória do Goitá, fizeram nesta quinta feira (6), uma caminhada saindo da praça central do município até o bosque de Pau-Brasil situado na entrada da cidade, vizinho ao terminal rodoviário gloriense.

A caminhada organizada pelo professor Johnny Retamero, com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Glória do Goitá, contou com a presença das Secretarias Ivanilda, Ilza, da diretora da Escola Santa Rita Tânia e do Secretário de Infra Estrutura Jaime.

Para acompanhar a caminhada, foi convidada Ana Cristina da Fundação Nacional do Pau Brasil, filha do Professor Roldão de Siqueira Fontes que plantou pessoalmente o bosque de Pau-Brasil visitado hoje pelas crianças.

Durante a semana as crianças recolheram garrafas pet que foram levadas ao local onde Ana Cristina junto com colaboradores do FUNBRASIL ensinaram a reutilização das mesmas na irrigação das árvores por gotejamento.
Ana explicou que essa técnica quando empregada em qualquer planta durante os meses de estiagem ajuda no desenvolvimento, fazendo com que ela tenha um melhor crescimento.

Durante o evento foi perceptível o entusiasmo das crianças pendurando as garrafas preparadas nas árvores e se comprometendo em formar grupos para uma vez por semana, reabastecer as garrafas com água sob a assistência dos professores e colaboradores que estavam presentes ao evento.

Ao terminar o evento, Ana Cristina agradeceu a todos e lembrou que o bosque de Pau Brasil foi plantado pelo seu pai em 1993 sendo um dos seus últimos trabalhos realizados em defesa da árvore que deu o nome ao nosso País.






Por Orlando Leite.



SEGUNDA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 2010

Pau-Brasil, gigante da natureza ameaçado por sono eterno
Em comemoração ao Dia do Pau-Brasil, celebrado nessa segunda (03), os professores Johnny Retamero, em conjunto com as professoras Andréia, Iva e Edvirgens, juntamente com Bruno e Daiane, da área administrativa e disciplinar da Escola Municipal Weigélia Galvão, em Vitória, levaram alunos da 7ª, 8ª e 1º ano, para uma Aula Campo na Fundação Nacional do Pau- Brasil localizado no município de Glória do Goitá.

Na Fundação os alunos foram recebidos pela orientadora Ana Cristina, filha mais nova de Roldão Siqueira Fontes - professor de Geografia, História Geral e do Brasil, e fundador da entidade.

Em conversa com os estudantes, Ana Cristina informou que o Instituto surgiu a partir de uma pesquisa realizada no final da década de 50 pelo seu pai, onde ele descobriu que a árvore que deu nome ao País estava em extinção e que 90% da população local não conhecia o pau brasil. Assim ele iniciou uma campanha solitária distribuindo mudas de pau brasil para combater o processo de extinção e tornar conhecida a nobre árvore que seu nome foi utilizado para batizar o Brasil.

“Além de ter originado o nome, a extração da madeira foi a primeira atividade econômica desenvolvida pelos portugueses em terras brasileiras,” disse a orientadora.
“O Pau-Brasil possui a casca pardo-acinzentada, ou pardo-rosada nas partes destacadas, e cerne (miolo) vermelho, cor de brasa. Atinge até 30 m de altura, podendo chegar até 40 metros e 1,5 m de circunferência, árvore nobre, raramente encontrada em formações secundárias e através de levantamentos científicos foi descoberto que poucos exemplares de Pau-Brasil são nascidos em natureza,” enfatizou Ana.

“O Pau-Brasil, encontrado do Rio Grande do Norte até a costa do Rio de Janeiro, era uma árvore dominante na Mata Atlântica brasileira, hoje está praticamente extinta devido à exploração e ao desmatamento. A madeira de Pernambuco era a mais cobiçada por produzir um cortante de cor mais intensa por isso ele regulava o preço no comércio europeu”, lamentou Ana.

Ana Cristina afirmou que a árvore era muito utilizada pelos índios, e que os portugueses logo descobriram nessa espécie uma riqueza inesgotável. “O pau brasil foi muito explorado devido ao corante de cor vermelha que era extraído de sua cerne, cor usada pelos nobres e autoridades religiosas da Europa, por isso era proibido ao povo o uso de vestimentas vermelhas, pois se tratava da cor oficial da nobreza europeia. Além do pigmento vermelho intenso extraído do cerne e conhecido como brasileína, utilizado como corante e tinta de escrever, o Pau-Brasil também foi muito utilizado na construção naval e civil e em trabalhos de torno, marcenaria de luxo e produção de arcos de violino que ainda são utilizados até hoje”, lembrou Ana Cristina.

Segundo relatos, o ciclo de exploração do pau brasil foi iniciado em 1500 e foi explorado ininterruptamente até meados de 1875. Calcula-se que durante essa exploração desenfreada feita pelos portugueses, espanhóis, franceses e holandeses foram extraídas de forma predatória mais de 70,5 milhões de árvores no território brasileiro.
“Há registros não oficiais que os franceses em meados de 1500, aportaram em Alagoas, onde montaram uma estrutura localizada onde hoje é Praia do Francês dizendo ser um leprosário, afastando assim as pessoas do local deixando-os a vontade para derrubar e contrabandear a madeira brasileira que na época era monopólio da coroa portuguesa,” comentou.

Após a apresentação da instrutora Ana Cristina, os alunos fizeram um passeio pela propriedade onde viram mudas de árvores de pau-brasil vindos de várias regiões do País.

O Movimento em Defesa do Pau-Brasil foi iniciado por iniciativa isolada do professor Roldão de Siqueira Fontes que almejava plantar uma muda da árvore em cada praça e escola dos municípios brasileiros, mais tarde o projeto teve o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Presidência da República. Em 1978, através da Lei 6.607, o Pau-Brasil foi declarado oficialmente como árvore símbolo nacional e foi instituído o dia 3 de maio como o dia do pau-brasil. A espécie, que já foi considerada extinta, é um marco na história de nosso País. Dando seqüência ao seu trabalho o professor Roldão criou no dia 30 de julho de 1988 a Fundação Nacional do Pau Brasil onde até hoje recebe a visita de alunos da rede municipal e privada de ensino e da população em geral.

O “Apóstolo do Pau-Brasil” como foi chamado por muitos, faleceu em 1996 deixando o legado de mais de 60 mil árvores plantadas nas margens do Rio Tapacurá e a estimativa de mais de 2.700.000 mudas distribuídas no território nacional.
Atualmente a Fundação Nacional do Pau Brasil sobrevive de parcos recursos que alguns municípios provêem e as mudas que são vendidas a um preço simbólico de R$ 1,00 (Um Real), conseguindo apenas cobrir as despesas básicas de tal importante projeto.

A sede da propriedade onde fica o Museu do Pau Brasil precisa de imediata reforma, as placas auto-informativas que possibilitariam a alunos e visitantes transitarem pelo espaço sem precisar de guias foram deterioradas pela ação do tempo, não havendo nenhuma esperança no momento à sinalização de recursos para restaurar tão importante patrimônio histórico e cultural.


Histórico do Professor Roldão Fontes


O Professor Roldão de Siqueira Fontes, conhecido como o “Apóstolo do Pau Brasil”, era natural do Alto Pajeú, município de Flores, em Pernambuco. Dedicou cerca de 40 anos de sua vida desenvolvendo ações de produção, difusão, educação e articulação em defesa do Pau Brasil.

Apesar de se considerar apenas um simples “jardineiro da natureza”, nos deixou um legado de mais de dois milhões e setecentas mil plantas distribuídas em todo o nosso imenso País. Como uma de suas ações concretas em prol do Pau-Brasil, temos a instituição da Lei Federal Nº 6.607 de 7 de dezembro de 1978, que determina o Pau-Brasil como “Árvore Nacional”.

CONFIRA AS FOTOS...







Por Orlando Leite



SEGUNDA-FEIRA, 16 DE NOVEMBRO DE 2009

Conselho Tutelar questiona postura da imprensa local
A Mesa Redonda do Programa A VOZ DA VITÓRIA que foi ao ar no início da tarde da sexta feira (13), pela Rádio Tabocas FM (98,5), contou com a presença do Professor Johnny Rethamero que falou um pouco sobre o projeto "Mello Verçosa" abordando a vida e obra desse grande personagem da política e da sociedade vitoriense na década de 1920. Após toda a explanação do Professor Johnny Retamero de Lemos, este sinalizou a promessa de um livro sobre a vida desse grande líder vitoriense.

Participou logo após desta Mesa Redonda, os titulares do Conselho Tutelar da Vitória de Santo Antão, os quais falaram a respeito das atividades realizados neste Município em defesa da Criança e do Adolescente. Estiveram nesta Mesa Redonda os Conselheiros Tutelares Joselito Elias, Armando Macedo e Josimar Ramos.

O Conselheiro Tutelar Armando Macedo, contou que há na comunidade vitoriense uma mulher que vivia pedindo dinheiro pelas ruas usando seus dois filhos para a medicância, a fim de satisfazer seu vício no crack, pelo qual acabou perdendo a tutela de seus dois filhos por solicitação de uma Medida de Precaução deferida pelo Conselho Tutelar ajuizada pelo Poder Judiciário. Esta Precaução foi acatada pelo Juiz na última quinta-feira (12), ao qual foi tirada as crianças de sua mãe estando sobre a tutela do Ministério Público, salvaguardados em uma instituição não divulgada. A mãe das crianças, por sinal dependente do crack, se recusa a receber tratamento. Os Conselheiros destacaram que o órgão vem fazendo intervenções na sociedade na defesa da Criança e do Adolescente juntamente com o 21º Batalhão da Polícia Militar, bem como o Ministério Público de Pernambuco e a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, pelo qual também tem contado com o apoio da sociedade que tem procurado denunciar os abusos, pontuaram.

De acordo com Joselito Elias, "o Conselho Tutelar vem fazendo um trabalho sigiloso e silencioso, 24 hs, no dia a dia, na defesa da sociedade vitoriense e não o que comunicadores vêm dizendo erroneamente em emissoras de rádio e TV, estes deveriam sim, falar da problemática que o Conselho Tutelar tem sido penalizado, em alguns momentos sem estrutura para funcionar, com poucos conselheiros para a grande demanda de trabalho e fazendo mesmo assim o seu papel de Conselho Tutelar", desabafou. Falou ainda das ocorrências que já passam das 1.000 neste três anos de mandato, esclarecendo também a forma de atuação do Conselho, ao qual pediu a população que "continue participando e contribuindo com o Conselho no combate aos crimes contra a criança e ao adolescente em nosso Município", pontuou.

“Pedimos a mídia vitoriense que nos possa dar espaço nas emissoras de rádios e TV local para podermos mostrar o nosso trabalho", cobrou. Perguntando a um determinado locutor vitoriense, que já foi Conselheiro do COMDICA, de que "ele enquanto Conselheiro o que fez de política pública para criança e adolescente na sua gestão como titular daquele Conselho”, desafiou Armando Macedo.

Relatado pelo Conselheiro Tutelar, Josimar Ramos, o alto índice em relação ao crime contra as crianças e adolescentes em nosso Município, em que esses crimes acontecem predominantemente em bairros distantes do Centro e nas comunidades carentes.

No final do Programa, os Conselheiros colocaram para a sociedade a importância de contribuir para o desenvolvimento das ações voltadas para nossas crianças e adolescentes, ao qual o Conselho tem estado aberto para realizar palestras nos bairros e nas escolas a fim de informar o seu trabalho e a sua função na defesa deste público.
Denúncias podem ser direcionados para o telefone: 81.3523.1425

Apresentação: Lissandro Nascimento.
Produção: Jáder Siqueira, Orlando Leite, Cláudio Gomes.
Equipe: Berg Araújo, Gilberto Júnior, Genilda Alves.


SEXTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2009

Professor Johnny resgata memória de personagem ilustre


O que começou como um trabalho de classe se transformou em um projeto em envolvendo várias escolas e a futura promessa de um livro.

A Ideia

De início o professor Johnny tinha como intenção melhorar o aprendizado do aluno, mas como é difícil trabalhar história em sala de aula houve a ideia da pesquisa.
O objetivo era fazer com que os alunos se tornassem pesquisadores lendo livros, pesquisando na internet, visitando bibliotecas etc. Outro objetivo desta pesquisa era fazer com que os alunos aprendessem a valorizar os antepassados.
Devido à importância de Antônio de Mello Verçosa o projeto cresceu muito dentro do fato de lecionar em quatro escolas os alunos se interessaram e praticamente impuseram a sua participação.

“Contudo o fato do tataraneto de Mello Verçosa ser de Chã de Alegria (Professor Jeová Félix) escolas de Chã de Alegria (Municipais Ministro Marcos Freire e Júlio Carneiro da Silva), participou do projeto, bem como, de Feira Nova (Escola Estadual Pontes de Miranda), Glória do Goitá (Escola Municipal Santa Rita) também resolveram participar em conjunto com as escolas de Vitória de Santo Antão (Escola Municipal Weigélia Galvão, Comercial Prefeito José Joaquim da Silva e Instituto Santo Inácio de Loyola) do projeto”, enfatizou o Professor Johnny.

A Pesquisa

“Quando comecei a estudar fiquei empolgado, isso me deu inspiração para levar o projeto adiante, quando tive o prazer de conhecer seus descendentes um tataraneto (Professor Jeová Félix), duas bisnetas (Elisabeth e Ivanise Hirschle), e duas tri netas (Valéria e patrícia Hirschle)”, pontuou o Professor Johnny.

Professores de todas as disciplinas Trabalharam de forma integrada junto aos alunos e uma pesquisa maciça foi feita para a realização do projeto.

A Homenagem

Após toda a pesquisa e elaboração o projeto começou a render frutos.

Dia 6 de outubro solenidade na câmara municipal de Vitória com a presença de todos os vereadores do município, da Câmara de Vereadores de Glória do Goitá, a de Feira Nova e Chã de Alegria enviou três vereadores cada para prestigiar a homenagem que também contou coma a apresentação da orquestra Avalovara que abrilhantou o evento.

Dia 9 de outubro Reinauguração do Zoológico

Na elaboração do projeto surgiu a idéia de divulgar o zoológico pelo fato de ter o nome dele que foi uma homenagem feita por José Bonifácio de Holanda Cavalcanti pai do professor Evandro de Holanda Cavalcanti e tio de Manoel de Holanda Cavalcanti Bastos atual presidente da câmara de vereadores da Vitória.
Na época em 1949 ele (José Bonifácio) era o presidente da câmara de vereadores de Vitória de Santo Antão e deu ao parque o nome de Mello Verçosa fazendo uma justa homenagem.
No dia o prefeito (Elias Lira) e o vice (Henrique Filho) inauguraram um busto em homenagem a Verçosa e entregou o zoológico a comunidade após uma reforma.
Outra grande importância do zoológico é que é o único do interior no estado de Pernambuco

Reforma da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

No dia 18 de outubro foi celebrada uma missa na igreja do rosário com a presença da família Verçosa, a finalidade dessa missa foi para relembrar (os 80 anos de falecimento) que em dois de abril de 1905 o Capitão Antônio de Mello Verçosa assumiria a administração do patrimônio, foi com zelo e dedicação, não muito comum nos administradores anteriores que o Senhor Mello Verçosa restaurou a antiga capela em 1906. Foram não somente usados rendimentos do patrimônio como também de contribuição de vários amigos e por muitas ocasiões de seu próprio bolso.
Os trabalhos foram executados no decorrer de alguns anos, e, quando concluídos foi aberto ao público em 10 de outubro de 1920.

A Exposição

No dia 29 de outubro foi realizada na Escola Municipal Weigélia Galvão a grande exposição em homenagem a Antônio de Mello Verçosa.

Dentro do contexto procuramos fazer uma atmosfera da época, na sala, “A era do Rádio”, colocamos musicas da época marchinhas de carnaval que ele gostava muito, o rádio que era o grande meio de comunicação de sua época.

Por ser um homem de cultura, os alunos de Glória do Goitá e Feira Nova montaram uma sala onde divulgaram suas cidades mostrando para o público presente às especialidades dos seus municípios, Gloria do Goitá foi representada pelo mamulengo e pelo grupo de teatro AGORA É HORA, Feira nova como um grande produtor de farinha de mandioca produto típico e tradicional de Pernambuco.
Houve uma sala em que um grupo fez apresentação de capoeira, dança criada pelos escravos que se tornou em arte de defesa posteriormente.

Os alunos do Comercial fizeram o projeto TV Comercial, um documentário sobre os bastidores do projeto Aula de Campo Interdisciplinar (Visita ao Zoológico Mello Verçosa) e a elaboração do mesmo.

A sala da Republica do Café com Leite, retratava a política da época do coronealismo do inicio do século XX quando Antônio de Mello Verçosa exerceu seus mandatos de prefeito.

"Fizemos uma atmosfera de época tentando trazer do passado traços da história vivida por Antônio de Mello Verçosa para os alunos e visitantes de nossa escola".
"Com essa exposição, tentamos reavivar a historia da família Verçosa que já estava ficando esquecida no município e ensinar aos nossos alunos a valorização dos antepassados que é uma das grandes qualidades notadas na família Verçosa, que é a valorização de seus antepassados", avaliou Johnny.

Alguns dados sobre Antônio de Mello Verçosa

Nasceu no dia 6 de agosto de 1856 foi um ano difícil para Vitória devido a uma grande epidemia de cólera que vitimava grande numero de habitantes por dia.

Antônio de Mello Verçosa homem elegante usava ternos e sapatos ingleses um grande apreciador de charutos, mas apesar de sua sofisticação e elegância era homem de hábitos simples sua casa sempre estava aberta para amigos e correligionários que aproveitavam as reuniões noturnas para jogar um carteado e colocar a política em dia.

Homem de posses porem caridoso, comerciante possuía uma loja e uma padaria no centro da cidade. Uma peculiaridade de Verçosa era o tratamento aos seus fregueses, que quando chegava a seus estabelecimentos comerciais ele não perguntava se eles queriam comprar alguma coisa e sim se já haviam tomado café, caso a resposta fosse negativa ele encaminhava as pessoas a sua própria residência e mandava que fosse servida uma refeição a cada pessoa que chegava.
Sua residência ficava nas proximidades do hoje Hospital Pronto Socorro por isso a tem o seu nome.

Sobreviveu a Hecatombe de Vitória em 1880, foi três vazes prefeito de Vitória de Santo Antão, no ano de (1907-1910; 1920; 1927).
Na época o mandato de prefeito era de três anos e não havia remuneração para os gestores públicos que trabalhavam apenas pelo prazer de servir a população.
Ele que representava o Rosismo na época que Pernambuco era comandado pelo conselheiro Rosa e Silva, só perdeu o poder em 1912 quando Dantas Barreto ganhou as eleições deste ano se afastando da política por ter perdido seu padrinho político.

Em 1906 quando ele se preparava para a campanha eleitoral sua única filha Maria Albertina faleceu no ano seguinte falece sua esposa (D. Emiliana de Holanda Leite) ficando ele só e com três netas pequenas Maria da Penha, Maria de Lurdes, e Maria Antonietta para criar, as crianças não o chamavam de avô e sim de pai.
Chegou um momento que ele não teve alternativa e mandou as crianças para que fossem educadas em colégio de freiras francesas Colégio Coração Eucarístico.
Foi ele que reformou a igreja do rosário fazendo duas torres, os corredores, a varanda de ferro e campanário onde foi instalado o sino e a substituição do altar de madeira por um de alvenaria.
Libertou todos os seus escravos antes mesmo que a princesa Isabel assinasse a Lei Áurea

Trocou toda a iluminação pública da cidade que era a querosene por álcool mais viável e barata que o combustível de petróleo.

Deu inicio a construção da cadeia publica, na época não existiam calçamentos as ruas eram de terra fofa, causando muita poeira, então Verçosa atrelava enormes e pesadas tinas de bronze aos cavalos e saia puxando nas ruas para compactar o solo eliminando boa parte da poeira.

Verçosa tinha uma filarmônica, em 1906 era o patrono apreciava a boa musica e gostava de comprar instrumentos e trazer a juventude para as escolas de música
Também promovia muitas apresentações desses jovens na praça da matriz.

Por volta de 1886 trouxe o primeiro teatro de Vitória de Santo Antão.

Verçosa tinha um jornal em Vitória, “O Popular”, ficando em sua direção até 1927 quando se ausentou por motivos de saúde e falecendo dois anos depois. Em 1926 funda o primeiro banco de Vitória BANCO POPULAR DE VITÓRIA, ele presidente e João Cleophas de Oliveira membro do conselho fiscal.
Um de seus grandes amigos foi o Padre Américo Pitta que conseguiu o terreno que pertencia a Verçosa para a construção do colégio damas, que foi fundado no mesmo ano de morte de Verçosa. Antônio de Mello Verçosa falece em 11 de Abril de 1929 com 72 anos de vida.

Ainda esse ano o professor irá se reunir com a família Verçosa para recolher informações para o livro que pretende escrever sobre Mello Verçosa.





por Orlando Leite
C/ informações do professor Johnny Retamero de Lemos

Um comentário:

  1. O projeto é bastante interessante pois fala da pessoa maravilhosa que foi a SRª:Marilene Chaves.Que ela se esforço muito mesmo doente e numca desistiu dos sonho dela que era ser prefeita da cidade de Feira Nova-PE.
    Na minha opinião o profº:Johnny e Fatima com seus alunos, fizeram exelente trabalho em honrra á ex- prefeita... Embora esse projeto poderia mostra alguns coisas sobre os pensamento da ex-prefeita como Prefeita da ciadade.

    Escola: Pontes de Miranda
    Aluna: Rosana Maria Turno: Tarde Série:1 Turma:D

    ResponderExcluir